PÓRTICO-E-PARQUE-DO-CHIMARRÃO.jpg

PÓRTICO E PARQUE DO CHIMARRÃO

Logo na chegada ao município de Venâncio Aires, o visitante encontra um pórtico da cidade que expõe mãos com chimarrões que trazem o significado de acolhimento ao visitante. A poucos metros do pórtico, encontra-se o Parque Municipal do Chimarrão. Considerado um grande complexo destinado ao lazer e as práticas esportivas, o Parque do Chimarrão (como é chamado) possui uma infraestrutura que abriga ginásio poliesportivo e de exposições, arena de rodeios, pistas de MotoCross, Kart, Bicicross e Skate, além de área de camping, campo de futebol, quadras esportivas e área de lazer com mais de 100 churrasqueiras, área verde e água quente para os visitantes. O local costuma sediar importantes eventos do município como, por exemplo, a Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim.

 

Horário de Funcionamento: das 8h às 20h – Todos os dias. Endereço: Ac. Imperatriz Dona Leopoldina, 2879 - Cidade Alta, Venâncio Aires.

CASA-DE-CULTURA.jpg

CASA DE CULTURA

A Casa de Cultura é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico - Estadual – IPHAE que abriga, desde 1994, o Museu de Venâncio Aires. No Museu, os visitantes podem encontrar um vasto acervo com itens arqueológicos, culturais, coloniais e históricos que contam a evolução do município através do olhar de diferentes épocas e pessoas. Além disso, é possível acompanhar exposições e itinerantes culturais que passam pela Casa de Cultura de Venâncio Aires. Na estrutura da Casa de Cultura é possível encontrar também o Centro de Atendimento ao Turista - CAT, onde os visitantes podem tirar dúvidas e obter informações sobre o turismo local. Horário de Funcionamento do Museu: De terça-feira a sexta-feira, das 14h às 17h. Aos Domingos, das 15h às 18h. É possível agendar horários para visitação de escolas e grupos turísticos.

 

Contato: (51) 3741-5713 Endereço: R. Osvaldo Aranha, 1021 - Centro, Venâncio Aires.

LARGO-DO-CHIMARRÃO.jpg

LARGO DO CHIMARRÃO

Localizado no coração do município de Venâncio Aires, o Largo do Chimarrão abriga a imponente Igreja Matriz São Sebastião Mártir, que faz referência ao padroeiro da cidade. Considerada uma das mais lindas obras católicas feitas pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, em 1927, a igreja é considerada a segunda maior igreja em estilo Neogótico da América Latina. Em seu entorno, os visitantes podem encontrar atrativos temáticos do chimarrão como um coreto com palco em forma de chaleira e um Chimarródromo, estrutura metálica em forma de cuia que fornece água nas temperaturas quente e fria.

ORQUIDÁRIO-CRUZ.jpg

ORQUIDÁRIO CRUZ

Um local encantador para qualquer admirador de belos aromas e flores, o Orquidário Cruz apresenta aos seus visitantes cultivo e venda de flores, em especial Orquídeas. Além de poder ver diversas espécies de plantas ornamentais e exóticas, no local é possível conhecer melhor como ocorre todo o processo de cultivo de Orquídeas, uma das maiores famílias de plantas existentes.

 

Horário de Funcionamento: De segunda-feira a sábados, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h. Aos domingos e feriados, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Contato: (51) 9 8179-8051 – WhatsApp. Endereço: RSC 287 – Industrial, Venâncio Aires.

Ervateira Elacy

ERVATEIRA ELACY / RECANTO DO CHIMARRÃO

Um dos pontos turísticos da rota que mais encantam os apaixonados por chimarrão é, sem dúvidas, a visita ao parque industrial da Ervateira Elacy. Uma das maiores ervateiras do município proporciona ao visitante uma verdadeira imersão ao processo de produção da erva-mate, desde a matéria prima até o produto final que chega ao consumidor. Além disso, o visitante poderá desfrutar do aconchegante Recanto do Chimarrão, um espaço calmo onde é possível apreciar a vista, bem como adquiri produtos como erva-mate, cuias, bombas e outros itens indispensáveis para quem adora um chimarrão saboroso.

Localização: Rod. RST 287 nº Km 74 - Linha Ponte Queimada, Venâncio Aires - RS Contato: (51) 3741-4311